Com o correria do dia-a-dia se tornou normal escutar as pessoas se queixando que o tempo está passando muito rápido e nunca é o suficiente para cumprir as obrigações diárias. Com tantas responsabilidades com o trabalho e as tarefas domésticas, muitos alegam que estão sem tempo para estarem juntos de seu bem mais precioso – a família.
Esta rotina tão presente na sociedade contemporânea tem apresentado dados negativos para o desenvolvimento do comportamento do indivíduo que está crescendo, muitas vezes sem a orientação e atenção necessária dos pais.
Uma pesquisa britânica que foi realizada em 25 países mostrou que homens e mulheres dispõem de 36 minutos por dia ou 15 dias por ano, para passar em família. Um dado alarmante levando em conta que é através do tempo em família que se aprende os costumes, valores e princípios.
Separamos algumas dicas para que você possa aproveitar melhor a “qualidade de tempo” com sua família:
Atividades de Lazer e Esporte: faça programas que inclua atividades lúdicas com seus filhos. Incentive a atividade de algum esporte que possam praticar em conjunto como futebol, vôlei ou natação, por exemplo.
Participe das atividades dos seus filhos
É importante que eles sintam que têm pais presentes e interessados em seu desenvolvimento, por isso compareça as festas escolares e atividades extracurriculares;
Ajude nas tarefas escolares e sempre que possível leve os até a escola
Não faça por eles, mas incentive e ajude a buscar respostas e solucionar dúvidas da lição de casa. Desta forma, você estará orientando e aliviando as frustrações e pressões da rotina escolar;
Desligue a televisão e se desconecte da internet
Use o bom senso e estipule horários, priorizando a conversa em família.
Boa noite com leitura
Crie o hábito da leitura. Sempre ao colocar seu filho para dormir leia um livro ou então crie histórias que ele possa colaborar no enredo. Isso fortalecerá o laço familiar e ele se sentirá acolhido.
Tudo isso pode ser vivido como uma oportunidade de aproximação entre os filhos, os pais e outros agregados da família. Além das sugestões mencionadas, inclua também seus filhos nas tarefas domésticas. Faça com que todos os integrantes da família colaborem com as atividades do lar.